Início » Sem categoria » Franquias, o que é? quais vantagens?

Franquias, o que é? quais vantagens?

franquia

O QUE É UMA FRANQUIA?

Franquia ou Franchising, como chamam os americanos, é um excelente meio de expansão de negócios para investidores que pretendem “entrar” em determinado mercado sem precisar desenvolver uma marca e/ou modelo de produto ou serviço, ao contrário ainda pode “usufruir” de uma marca já estabelecida no mercado.

No Brasil, a lei que regulamenta essa atividade no Brasil é a 8.955, de 15/12/1994 e define o contrato de franquia como uma relação comercial, na qual uma pessoa física ou jurídica cede a uma pessoa física ou jurídica, o direito ao uso de marca ou patente em conjunto com a comercialização de determinados produtos e/ou serviços, mediante remuneração, sem que, fique caracterizado vínculo empregatício.

Empreender em negócio partindo do zero, é para poucos, os riscos elevados causam insegurança em muitos e por isso, a franquia é uma oportunidade de empreender com mais segurança, uma vez que o negócio ou produto já foi “testado”, a gestão de negócio segue um modelo eficaz e a competência da operação pode ser adquirida pela franqueadora.

Quais as vantagens de se tornar um franqueado?

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising, o setor em está em constante crescimento, faturou cerca de 80 bilhões de reais no primeiro semestre de 2019, um crescimento 8% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Diante deste cenário de pandemia mundial, causada pelo novo coronavírus, mexeu com o mundo e que além de tudo nos trouxe a crise econômica, muitas empresas têm fechado suas portas, as redes de franquias foram as menos afetadas, apresentando até um crescimento econômico neste momento conturbado.

Investir em franquia, pode -se revelar um ótimo negócio, é claro que, como em qualquer outra relação comercial, o empresário deverá tomar todas as precauções necessárias e se atentar à diversos pontos para conseguir atingir objetivos favoráveis.

Iremos destacar alguns pontos principais para se tornar um franqueado:

QUEM É O FRANQUEADO E O FRANQUEADOR?

O franqueador é uma pessoa física ou jurídica, especialista que por meio de sua empresa, detém os direitos sobre uma marca registrada e atuante no mercado e para realizar a expansão do seu negócio pelo sistema de Franchising, ele precisa ter desenvolvido e testado um conceito de negócio e sistematizado suas experiências para serem transferidas à terceiros, que são os franqueados. Por meio de um contrato de franquia, o franqueador permite que cada franqueado utilize sua marca, seguindo regras e princípios específicos e próprios de cada produto e/ou serviço e os opere seguindo um padrão para que possa fazer parte da mesma rede.

E QUAIS AS PRINCIPAIS VANTAGENS DO SISTEMA DE FRANCHISING?

Para o franqueado o sistema de franquia deve ser encarado como estratégia de expansão de negócios, ampliando acesso ao mercado, novos consumidores tornando-se um canal de vendas efetivo para todos os envolvidos.

A grande vantagem para quem se torna franqueado é o acesso ao conhecimento (Know How) prévio por parte do franqueador em relação a um determinado produto ou serviço que teve uma ótima aceitação do mercado e as outras facilidades proporcionadas pela licença do uso da marca em expansão.

Os dois, fraqueado e franqueador, devem trabalhar em regime de colaboração em que os 2 ganham, um constante crescimento em conjunto. Franquias de sucesso são aquelas em que toda a rede franqueada têm crescimento efetivo e o aumento da exposição da marca.

QUAIS OS PASSOS PARA MONTAR UMA FRANQUIA?

A legislação Brasileira de Franquias, exige formalização por escrito do contrato de franquia e em geral são necessários os seguintes documentos:

  • Circular de Oferta de Franquia (COF)
  • O pré- contrato de franquia.
  • Contrato de Franquia
  • Contrato de locação e sublocação.

A Circular de Oferta de Franquia (COF) é o primeiro passo, esse documento abrange todas as informações acerca dos direitos e deveres do franqueado bem como planejamento e demais informações importantes sobre a franquia. Deve ter um texto claro e acessível e é por meio deste documento que os dois validam as informações recebidas durante o processo de seleção do franqueado.

O Pré contrato é a 2 etapa, onde o franqueado já tem conhecimento das informações mais importantes e já se tem o interesse de firmar a relação comercial. Este documento obrigará o franqueador e o franqueado a cumprirem as determinações operacionais tais como: locação de ponto comercial, reformas, aquisição de estoques, tempo de treinamentos, etc.

Na terceira etapa, o Contrato de franquia é assinado e assim efetiva a relação Jurídica onde deve estar estabelecidos todos os pontos obrigatórios, previstos em lei, tais como prazos, condições de renovação contratual, delimitação de território, direitos e obrigações de franqueados entre outras questões pertinentes na relação contratual.

E o último passo é contrato de locação e sublocação, ponto importante e crucial para o desenvolvimento e perpetuação comercial da unidade franqueada, é importante também que tenha o mesmo prazo de duração do contrato de franquia para se evitar transtornos em relação à continuidade do ponto comercial.

EXPANSÃO

A Servnac está em processo de expansão e teremos, ainda neste ano, novidades para quem se interessa em investir em franquia.

Temos um leque de serviços do setor de Facilities, Know How de 35 anos no mercado e queremos oferecer aos futuros franqueados, nosso sistema de gestão, desenvolvimento tecnológico, cases de sucesso e a possibilidade de expandir para diversos nichos do mercado.

O ramo de facilities é um dos mais rentáveis do mercado, oferecemos soluções para o dia a dia dos nossos clientes e essa pluralidade de possibilidades de serviços a serem ofertados por meio de uma franquia faz com que estejamos em constante crescimento.

EMPREENDER, EIS A QUESTÃO!

Muitas pessoas tem o desejo de empreender seja por uma aspiração pessoal, pelo desafio, pela satisfação de abrir uma empresa, etc. Assim como qualquer outro negócio, existem vantagens e desvantagens, então se esse for o seu caso, procure analisar diversos pontos como sua personalidade, pesquise bem qual as facilidades e os riscos envolvidos, identifique se é bem exposto os direitos e obrigações das partes envolvidas bem como a forma que você gostaria de desenvolver o seu negócio.

Caso tenha ficado alguma dúvida CLICA AQUI e fale com um de nossos consultores para te passar mais informações sobre a SERVNAC e todos os serviços que oferecemos.

Deixe um comentário