Início » Sem categoria » LIMPEZA HOSPITALAR

LIMPEZA HOSPITALAR

Limpeza de hospitais

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DA HIGIENIZAÇÃO HOSPITALAR EM TEMPOS DE PANDEMIA

Assim como os demais segmentos como condomínios, shoppings e indústrias, a excelência na limpeza hospitalar tem papel ainda mais fundamental em época de grandes contaminações, pelo alto contato, é necessário reforçar a higiene desses espaços com técnicas profissionais de limpeza e produtos especiais.

Vamos destacar a importância dos processos de higienização e quais cuidados deve-se ter ao contratar uma empresa de serviços terceirizados. Acompanhe!

DIVISÃO DOS LOCAIS:

A limpeza de ambientes hospitalares contém detalhes específicos e começa a partir de uma minuciosa observação no local, é preciso observar se existe matéria orgânica no local (como vômitos, urina, fezes, entre outros) e se é preciso que aconteça a primeira fase que é a descontaminação para proteção dos profissionais que irão realizar a limpeza.

Na desinfecção é eliminado a maioria dos micro-organismos especialmente os agentes infeciosos. Essa eliminação é feita por agentes químicos ou físicos. No entanto não se consegue eliminar esporos bacterianos. A utilização de produtos de limpeza e de desinfecção, tem que estar de acordo com as determinações da Comissão de Controle de infecção Hospitalar (CCIH).

Limpeza especial: É realizada a desinfecção de todos os equipamentos e materiais que estão a uma distância de um metro do paciente infectado. Os equipamentos incluem monitores, grande da cama, respirador, criados – mudos, bomba de infusão, suporte de soro entre outros. Este procedimento requer esforço do profissional de limpeza e o deixa suscetível à contaminação. Panos e esfregões utilizados na limpeza devem ser encaminhados para lavanderia imediatamente após o uso e guardados secos por medida de higiene e conservação.

Divisão de acordo com a criticidade dos ambientes:

Locais não críticos: Não são ocupados por pacientes e não é realizado nenhum procedimento de assistência. Exemplos: Recepção, salas de espera, áreas comuns e administrativas.

Locais semicríticos: Quando o potencial de transmissão é baixo, como as áreas em que o paciente fica isolado.

– Locais críticos: são as áreas com muito potencial de transmitir infecções tanto para pessoas como para os profissionais como centros cirúrgicos ou lavanderias onde se encontram os enxovais contaminados.

TIPOS DE LIMPEZA

São divididos de três maneiras que abordam a manutenção dos espaços, a descontaminação e a higienização diária

  • Limpeza concorrente:

Faz parte da limpeza concorrente o cuidado com as áreas de alto contato como citamos acima, ela é feita todos os dias para a manutenção do ambiente de saúde.

  • Limpeza terminal:

É uma limpeza mais profunda e é feita de tempos em tempos para garantir a conservação de acordo com a criticidade de cada área.

Por exemplo: a limpeza terminal é feita com um paciente tem alta ou quando sai do leito.

Ela também pode ser programada de acordo com a criticidade, por exemplo, no centro cirúrgico a cada 7 dias, em áreas semicríticas, a cada 15 dias em outras áreas a cada 30 dias etc.

  • Limpeza imediata:

É a dita descontaminação do ambiente, ou seja, ela é realizada logo após o derramamento de alguma secreção corpórea. Por exemplo: se o paciente chega ao ambiente sagrando, ou derramando algum tipo de secreção, requer uma limpeza imediata do local para que as próximas etapas aconteçam.

OS CUIDADOS PARA UM SERVIÇO EFICIENTE

É necessário que se adote critérios rigorosos ao contratar uma empresa de terceirização para a limpeza de hospitais, pois é um processo imprescindível para a correta desinfecção desses locais e garantem total suporte aos pacientes, segurança e alta disposição dos leitos.

As boas práticas de higienização desses espaços, garantem também a redução de custo com materiais de limpeza e a proteção que os profissionais precisam.

Antes dessa crise sanitária que se instalou no país, os hospitais já registravam aumento nos números de atendimentos, assistência e utilização de serviços.

Para suportar essa grande demanda é necessário assegurar serviços eficientes e efetiva limpeza hospitalar.

CLICA AQUI E CONHEÇA MAIS SOBRE A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA NA LIMPEZA

OS PRODUTOS DE LIMPEZA

Cada produto é específico e possui os indicadores de cada fabricante, é imprescindível seguir todas as instruções à risca no momento da higienização de qualquer ambiente, a eficácia destes é baseada em ações específicas de manipulação.

Podemos dar como exemplo a lavagem de cabelo, o primeiro produto a ser utilizado é o xampu que realiza a higienização do cabelo e abre as cutículas dos fios e em seguida aplica-se o condicionador que hidrata e fecha as cutículas abertas anteriormente. Se esse processo for feito ao contrário, provavelmente o resultado não será positivo, correto?

O mesmo raciocínio deve ser feito para seguir o processo de higienização e as instruções especificas dos produtos de limpeza que vão garantir também a saúde dos profissionais envolvidos bem como evita acidentes com as misturas químicas contidas nos produtos.

ORIENTAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE LIMPEZA E HIGIENIZAÇÃO

Outro cuidado importantíssimo que uma empresa deve ter, é a correta orientação de seus colaboradores. As boas práticas durante as tarefas e o zelo devem ser orientadas continuamente, não só na manipulação dos produtos, mas também na utilização dos equipamentos de proteção (EPI’s), isso garante resultados positivos nas tarefas e na segurança das pessoas envolvidas.

FIQUE ATENTO! Reforçamos que, para todos os procedimentos é necessário utilização de luvas, antes de colocá-las, porém, para não as contaminar, devem-se higienizar as mãos com a técnica correta e após o uso lavar bem novamente pois estas frequentemente têm micros perfurações. Deve-se retirar também, todos os acessórios como anéis, relógios e pulseiras que podem servir de reservatórios, as unhas devem ser bem cortadas pois também podem abrigar micro-organismos que causam infecção. Não se pode esquecer das máscaras de proteção facial e de óculos em certos procedimentos.

Como podemos observar, o serviço de limpeza hospitalar não é nada fácil, os mínimos detalhes se não forem cumpridos podem causar sérios riscos de saúde aos envolvidos.

Por que a SERVNAC?

É ideal que se contrate uma empresa de terceirização, pois esta irá disponibilizar uma equipe treinada e especializada em limpeza hospitalar, além de cumprir todas as normas de higiene e segurança, a Servnac se responsabiliza por todos os equipamentos, orientação e capacitação dos colaboradores para entregar um serviço de excelência e sem riscos, tanto para a segurança dos outros quanto para as áreas a serem higienizadas.

Todo esse cuidado, além de eficiente, causa uma ótima impressão nos pacientes e garante também uma equipe sempre “apresentável”.

A Servnac é referência em terceirização de serviços como de limpeza e higienização, com um know how de 34 anos no mercado, além de cases de sucesso como a rede de hospitais da UNIMED. Caso queira saber mais sobre os nossos serviços, É SÓ CLICAR AQUI que você já conversa com nosso especialista

4 comentários em “LIMPEZA HOSPITALAR”

Deixe um comentário