Início » Sem categoria » O QUE É PORTARIA VIRTUAL?

O QUE É PORTARIA VIRTUAL?

ENTENDA COMO FUNCIONA ANTES DE CONTRATAR ESSE TIPO DE SERVIÇO.

Hoje em dia, muitas são as opções de soluções tecnológicas disponíveis no mercado de segurança. Mas antes de escolher o serviço ideal, é necessário entender o que cada tipo de tecnologia oferece. Para saber se a portaria virtual funciona para atender às necessidades do seu condomínio, é preciso conhecer os principais diferenciais e modelos de portarias remotas, quais os equipamentos disponíveis e quais tipos de tecnologia dispõem.

Basicamente, o ponto em comum é que a portaria remota, é uma tecnologia que busca reduzir os custos de condomínios e aumentar a eficiência de segurança. O tradicional porteiro presencial é substituído por um novo sistema de segurança com tecnologia para que uma pessoa possa monitorar tudo o que acontece no local à distância.

Há inúmeras opções de entrada das pessoas, dentre elas, o uso de biometria facial, cartões magnéticos ou tags. Também aplicativos que recebem notificações da central para monitorar os visitantes, geralmente para estes se torna quase imperceptível que não haja um porteiro presencial, somente remoto.

CONFERE O POST SOBRE TECNOLOGIA

MAS COMO FUNCIONA A PORTARIA VIRTUAL?

Entenda os prós e os contras e outras questões relevantes para aprofundar o conhecimento acerca do funcionamento da portaria virtual.

Basicamente, funciona da seguinte forma: O acesso dos moradores dos condomínios passa a ser realizado, como já citado, através de câmeras de segurança, de tags ou leitores biométricos. Ao contratar essa tecnologia, o condomínio deixa de contar com profissionais na portaria e toda a comunicação é feita através da tecnologia, seja dos moradores ou dos visitantes, estes últimos entram em contato com uma central de atendimento para se identificar e assim receber a liberação da entrada. Além disso existem aplicativos conde é possível monitorar quantas horas esses visitantes ou prestadores de serviços permanecem no condomínio, monitora também as câmeras de segurança, entrada de veículos, alarmes e etc…

FRAQUEZAS:

Uma das fraquezas dessa opção de portaria é que toda a sua comunicação é feita via internet, o que pode haver falhas ou lentidão no tempo de respostas entre visitantes e moradores, por conta de alguma instabilidade do sinal ou devido a quedas de energia. Além de outras situações que deixam as pessoas apreensivas, porém, felizmente todas elas podem ser contornadas.

EM RESUMO, AS FRAQUEZAS:

  • Sistema aberto a possíveis falhas na comunicação (quedas da internet, falta de energia.)
  • Condôminos com dificuldade de adaptação.
  • Falta de contato humano.
  • Há necessidade da presença de alguém em casa para receber as correspondências
  • O Síndico precisará dispor de tempo para ajudar os moradores a se adaptar para essa novidade.

Como já comentado acima, todas as fraquezas são fáceis de ser contornadas  e os prós que essa solução oferece superam os possíveis contras, vejamos:

TEM MAIS VANTAGENS:

Além de garantir que o morador tenha o controle facilitado dos acessos, a Portaria Virtual tem mais algumas vantagens, destacamos duas, o custo – benefício e os impactos na segurança.

CUSTO – BENEFÍCIO

Diversas pesquisas apontam que os condomínios que aderiram à esta solução, reduziram entre 60% e 80% os gastos totais. Além disso, por ser um serviço terceirizado, não é preciso lidar com as causas trabalhistas e outros contratempos que a contratação traz, como processo de seleção, demissões, absenteísmos, entre outros

SEGURANÇA

Muitos acham que o porteiro humano é mais confiável para cuidar da segurança do condomínio, evidente que é um importante aliado, entretanto, as câmeras de segurança da Portaria Virtual têm a visão completa do local e podem ser monitoradas o dia inteiro. Além disso, a portaria eletrônica evita casos onde o porteiro é rendido para liberar a entrada, e também se houver uma ameaça em potencial, uma viatura da policia pode ser acionada através da central de monitoramento.

EM RESUMO, AS VANTAGENS:

  • Redução de custos das taxas condominiais
  • Mais segurança
  • Diminuição de problemas com ações trabalhistas.
  • Economia de tempo e dinheiro em treinamento para porteiros e vigilantes.
  • Mais tecnologia com maior segurança já que utilizam câmeras nas entradas e áreas comuns.
  • Desvios de função e conflitos entre porteiros e moradores são reduzidos.
  • Portaria virtual funciona 24 horas por dia.

PARA QUE TIPO DE CONDOMINIO É INDICADA?

A portaria virtual não é indicada para grandes condomínios pois pelo volume de entrada e saída de pessoas pode comprometer a segurança deles, sem contar os custos de implementação.

Ela é indicada para condomínios de médio porte, que varia entre 40 e 60 unidades – onde contratar um porteiro fixo acaba saindo mais oneroso.

Deve-se levar em consideração também o perfil dos moradores, em sua maioria eles conseguem se adaptar à novas tecnologias? Sentirão muita falta do contato com o porteiro presencial? Geralmente, condomínios com uma assembleia mais jovem, tendem a se adaptar melhor a esse tipo de serviço.

Apesar de que, diante do que vem acontecendo depois dessa pandemia do novo coronavírus, distanciamento social, isolamentos e novas formas de se viver. Tanto o público mais jovem quanto os mais velhos estão sendo obrigados a se acostumar com o mundo virtual e com as novas tecnologias. Pois trazem mais conforto e segurança, dependendo do ambiente e da situação.

COMO É FEITA A CONTRATAÇÃO DA EMPRESA?

Esse tipo de contratação interfere na vida e rotina de todos os moradores do condomínio, então é imprescindível que se convoque uma assembleia para definir esse tipo de mudança, evidentemente com a aprovação da maioria dos condôminos.

No momento da apresentação dos orçamentos dos prestadores desse serviço, o síndico deve estar munido com todas as informações possíveis de cada um, bem como vantagens e desvantagens, como trata-se de uma tecnologia nova para a maioria, quanto mais informações ele tiver, mais fácil será o processo de decisão.

No geral, a portaria virtual é um meio termo entre não ter um profissional presencial, mas ainda contar com um ser humano controlando a entrada e saída de pessoas. Ainda que possa parecer algo futurista, para a realidade de muitos condomínios, é algo a ser considerado, afinal estamos aqui para trazer sempre a melhor solução para todos e hoje temos tecnologia suficiente para trazer comodidade, tranquilidade e segurança para todos!

Se tiver interesse em saber mais CLICA AQUI e fala com nosso especialista. 💚

Deixe um comentário