Início » Serviços » Como Combater Surtos de Escorpião

Como Combater Surtos de Escorpião

surto escorpião

Ultimamente os casos de envenenamento por picada de escorpião tem aumentado no Ceará. Uma pesquisa feita pela universidade Federal do Ceará, encomendada pela secretária de saúde do Ceará, revelou que a incidência de envenenamento no Estado aumentou mais de 6 vezes entre 2007 e 2020.

Embora não estejam entre os animais peçonhentos mais letais, os escorpiões são os que causam mais envenenamento no Ceará, só no ano de 2020 foram quase 7.000 casos, recorde nos últimos 10 anos.

Quem são os escorpiões?

Escorpiões são animais da classe Arachnida e são encontrados em regiões em tropicais e subtropicais, vivendo embaixo de rochas e buracos, têm hábitos noturnos e aparecem mais em épocas quentes. São conhecidas mais de 160 espécies no Brasil; Embora causem medo, os escorpiões se alimentam de insetos, principalmente de baratas e os acidentes com humanos são casos excepcionais quando a pessoa encosta ou pisa nele, o ferrão venenoso é para captura das presas e para sua própria defesa, sua ferroada é muito dolorosa, causa muitos transtornos ao corpo humano e pode levar ao óbito.

As Principais espécies no Brasil:

As espécies de escorpiões que existem no Brasil são venenosas e grupos sensíveis podem ter um alto risco com elas.
Apesar do alto índice ser no período do verão, ele pode se estender por todo o ano, por isso também é importante conhecer as espécies existentes:
Há duas espécies mais conhecidas em solo Brasileiro: o Escorpião – Marrom e o Escorpião – Amarelo; Esses dois são responsáveis quase que pela totalidade dos acidentes com os animais peçonhentos, ao menor sinal deles contrate o serviço de DEDETIZAÇÃO DE ESCORPIÕES.

  1. Escorpião – Amarelo (Tityus Serrulatos)

Essa espécie é mais encontrada nas regiões sudeste e centro- oeste do Brasil, o escorpião – amarelo é o que causa mais acidentes, sendo o segundo mais perigoso do mundo;

  1. Escorpião – Marrom (Tityus Bahienses).

Essa espécie também é conhecida como Escorpião – Preto. É mais encontrado no leste e centro do Brasil. Mede cerca de 6 cm de comprimento e não é uma espécie agressiva, possui um veneno menos potente do que o escorpião amarelo. Possui cor marrom, escura ou preta.

Como evitar a presença de escorpiões?

É importante deixar sempre os ambientes limpos, limpar as caixas de gordura, evitar deixar migalhas espalhadas pela casa e ter cuidado com o lixo pois tudo isso atrai as baratas, que consequentemente atraem os escorpiões.

Eles também se proliferam sob pedras, debaixo de madeiras, entulhos, caixa de gordura, ralos, forros etc. Gostam muito de umidade e locais com pouca luz e insetos em abundância (principalmente baratas).

Fique atento!

Dicas importantes:

– Verifique cuidadosamente calçados, roupas e toalhas antes de usar;

– Limpe periodicamente ralos de banheiro;

– Mantenha camas e berços afastados das paredes (no mínimo 10cm);

– Evite que lençóis toquem o chão;

– Feche frestas nas paredes, móveis e rodapés para que não sirvam de esconderijo para os escorpiões;

– Use telas de abertura nos ralos, pias e tanques.

Existe Dedetização para escorpiões?

Durante um tempo, foi posta em dúvida a eficácia da dedetização contra escorpiões, devido ao uso de produtos incorretos e aplicação imprecisa. Entretanto, se feita corretamente com material autorizado pelo Ministério da Saúde, possibilita sim uma dedetização eficaz.

Para um resultado positivo é necessário também, eliminar a presença de outras pragas como baratas, mosquitos e demais insetos que são fonte de alimento desses animais.

CONTRATE A MELHOR!

Uma boa empresa dedetizadora deve dominar técnicas para eliminar o foco destes, bem como de outras pragas, fazendo com que a dedetização seja realmente eficaz;

A SERVNAC tem mais de 34 anos no mercado, oferece o serviço de dedetização para controle de diversas pragas. Qualificação e experiência é um grande diferencial ao contratar uma empresa dedetizadora; utilizamos também produtos importados, de alta qualidade e com tecnologia avançada.

Se você ainda tem dúvidas de como funciona a dedetização CLICA AQUI e fale com um de nossos consultores.

Nossas unidades possuem sistema de gestão de qualidade e são legalmente registradas na ANVISA para sua total proteção garantida!

Marcações:

Deixe um comentário