Início » Serviços » Zelador: quais as competências e atribuições do profissional?

Zelador: quais as competências e atribuições do profissional?

zelador

Zelador:

Uma das funções primordiais para o bom funcionamento de qualquer ambiente é a de zeladoria.

Como o próprio nome já diz esse profissional tem a tarefa de zelar, cuidar e tornar o ambiente mais limpo e consequentemente mais saudável.

Ainda mais em tempos de pandemia, mais do que nunca é um momento para valorizarmos ainda mais esses profissionais que arriscam a própria saúde e que estão sempre cuidando, limpando, higienizando as coisas, facilitando a vida e a rotina das pessoas que circulam no mesmo local.

O Zelador também é o profissional que tem contato com todos os setores, seja de uma empresa ou de condomínios, e por tanto deve ter habilidade no trato com as pessoas e características especiais como:

Dedicação:

Antes de tudo, um zelador fica responsável por uma rotina e precisa garantir que ela funcione corretamente, e quanto maior a empresa ou condomínio mais organização e dedicação deve ter para que tudo funcione corretamente, garantindo que todas as tarefas sejam cumpridas dentro do prazo e de forma correta e eficaz.

Ética:

O Zelador, é um funcionário que acaba participando direta ou indiretamente do dia a dia das pessoas, por isso é imprescindível que seja uma pessoa discreta, terá contato com coisas e objetos pessoais dos condôminos ou funcionários e é preciso que acima de tudo tenha a ética de não expor nenhuma informação que não lhe diz respeito, mantendo sempre o comportamento respeitoso diante das pessoas e das propriedades.

Empatia:

Outra característica especial que um zelador deve ter é a empatia, que é a capacidade psicológica de compreender o sentimento de outra pessoa em uma situação e em determinados momentos, se colocar no lugar dela. Um condomínio ou empresa é um universo de pessoas diferentes, com características, preferências diversas circulando todo o tempo e por isso é importante que ele saiba lidar com qualquer tipo de comportamento.

Ele irá presenciar também várias situações de conflito, então é necessário ter flexibilidade e desenvoltura no trato com as pessoas, essa habilidade será um grande diferencial em sua função.

Mas você sabe quais as atribuições do Zelador?

Claro que muitas atribuições serão diferentes de local para local, mas basicamente serão estas:

  • Inspecionar as dependências da empresa/condomínio em vários horários diferentes;
  • Verificar diariamente elevadores, sistemas de iluminação, sistemas de seguranças (alarme/câmeras), portões e demais itens relacionados à segurança;
  • Manter todos os trabalhos relacionados às áreas comuns, seja relacionado à limpeza ou manutenção;
  • Zelar pela segurança das pessoas e do patrimônio.
  • Distribuir correspondências;
  • Supervisionar os serviços de reparo que ocorram nas partes comuns;
  • Manter a ordem em geral;

Entre outros…

Para uma boa Contratação:

É importante sempre lembrar que o profissional de zeladoria, terá pleno acesso a todas as áreas da empresa ou condomínio, então é preciso ter critérios na análise, verificar referências também é importante.

Oferecer salários dignos para a função favorece bastante a contratação de um profissional de zeladoria qualificado.

A contratação de um zelador exige que se observe algumas aptidões relacionadas à sua função. Pensando na dificuldade que é encontrar um profissional que reúna todas as características que são exigidas, a SERVNAC também dá um passo a frente e fornece para os candidatos que forem selecionados um curso de capacitação para zeladores, para terceirizar aos nossos clientes, profissionais treinados e qualificados para o cargo.

Tecnologia a nosso favor

Sempre utilizando o que há de mais avançado em tecnologia, a SERVNAC lança um aplicativo que otimiza e muito o trabalho de asseio e conservação de ambientes. Utilizamos um Aplicativo chamado Gestão de limpeza, que dá o suporte ao profissional, organizando suas tarefas e gerindo o tempo de cada uma delas, trazendo ainda mais produtividade, excelência e satisfação no resultado final do serviço.

Próximos passos..

Um bom zelador pode almejar passos para subir de carreira e aproveitar as oportunidades dentro do próprio ambiente que trabalha, como se tornar porteiro ou vigilante.

Um profissional capacitado, responsável e focado no seu trabalho, tem grandes chances de melhorar seus rendimentos e conquistando uma nova função. É preciso iniciativa e vontade de crescer profissionalmente.

A SERVNAC também disponibiliza de cursos e treinamentos nas áreas, com intuito de ajudar a desenvolver carreiras e capacitar ainda mais esses profissionais.

E Para se inscrever para nossas vagas é só clicar aqui.

Marcações:

Deixe um comentário