Início » Sem categoria » Defesa Pessoal para Vigilantes

Defesa Pessoal para Vigilantes

defesa-pessoal

A Importância de técnicas de defesa pessoal na segurança privada.

Atualmente, os profissionais de segurança privada estão inseridos em diversas áreas, tanto pública quanto privada, seja para a proteção de pessoas ou patrimônios. O vigilante que está lá postado deve trazer a sensação de mais segurança e espera-se que ele possua todo o preparo para conduzir e controlar situações inesperadas de desinteligência entre as partes envolvidas, bem como seja capaz de preservar a integridade física dos envolvidos.

Os vigilantes são treinados e formados através de cursos de formação específicos para a profissão e existem periodicamente cursos de extensão obrigatórios, estes têm que ser autorizados pela polícia federal, onde são capacitados para intervenções contra grupos ou indivíduos.

Técnicas de defesa pessoal são muito importantes nesse momento, para uma intervenção não letal, devem ser sempre aprimoradas para garantir o sucesso da ação.

O Profissional de Segurança precisa ter acima de tudo autocontrole para usar a razão em suas decisões, sejam elas de ataque, contenção ou recuo. O medo e a raiva precisam ficar de lado nas horas decisivas, onde só a técnica é capaz de trazer uma atitude bem calculada.

TÉCNICA DE DEFESA PESSOAL:

É um conjunto de técnicas derivadas das artes maciais que capacitam o agente de segurança a evitar o uso de armas letais. Essas técnicas permitem abrir um leque de opções durante um possível conflito ou outras ocasiões que podem surgir no âmbito da segurança privada, escoltas armadas ou desarmadas, aplicando o uso diferenciado da força tendo como objetivo neutralizar o outro quando a verbalização não é mais possível.

É bem comum o profissional de segurança chegar ao local na situação em que o conflito já é irreversível através de métodos que evitem o contato pessoal, então faz-se extremamente necessário que ele aplique as técnicas de bloqueio, retenção, dominação e condução e isso pode evitar que o conflito passe para o nível em que sejam necessárias ações mais agressivas ou até letais, que tragam riscos de morte para si ou para terceiros.

Diante disso, destaca-se a importância dessas técnicas de defesa pessoal na segurança privada, lembrando que o objetivo do profissional será sempre a contenção do conflito, preservando a sua vida e a de terceiros, incluindo a vida do ofensor.

É de suma importância que os agentes estejam sempre com os cursos de capacitação e reciclagem atualizados para que ele esteja sempre atualizado e preparado para as situações corriqueiras do dia a dia em sua profissão.

PARA SABER MAIS SOBRE CURSOS DE RECICLAGEM CLICA AQUI

Então um dos principais objetivos da Defesa Pessoal para os profissionais de segurança privada é de prevenir os confrontos através de uma atitude profissional, conhecimento dos procedimentos e, especialmente a análise como um todo.

MAIS BENEFICIOS

A prática das artes maciais e as técnicas de defesa pessoal, de forma constante, traz vários benefícios para vida pessoal, seja na prática de exercícios físicos, melhorando no condicionamento, auxilia na saúde mental e ao mesmo tempo o desempenho da atividade laboral, devido aos vários cenários que o vigilante pode exercer a prática de defesa pessoal.

A TÉCNICA

A SIBRADEPE (Sistema Brasileiro de Defesa Pessoal), utiliza o método Hapikido que é uma arte marcial de origem coreana, especializada em defesa pessoal, sendo usada nas forças armadas e policias pelo mundo todo, o aprendizado de técnicas de ataques e defesas de socos, chutes, rolamentos, projeções, escapes, esquivas, torções, alavancas, imobilizações em pé ou no solo, além de englobar técnicas com armas de diversos tipos como bastões, espadas, facas. Essa arte marcial também ensina seus praticantes e autodefesa com praticamente qualquer objeto, por ser uma arte capaz de se adaptar a qualquer adversário.

O Profissional de Segurança privada que tenha conhecimento nestas técnicas além de preparo físico e psicológico e controle emocional para o uso progressivo da força, tem os pilares fundamentas para a sua proteção e a das pessoas que circulam no ambiente protegido.

A defesa pessoal salva vidas, evita confrontos maiores e acima de tudo traz mais confiança para todos os envolvidos!

1 comentário em “Defesa Pessoal para Vigilantes”

  1. Eduilson ferreira de castro

    Sei da importância da defesa pessoal no nosso dia a dia ,seria ótimo se nas formações ou até mesmo nas reciclagens tivessem um período mais extenso para as defesa pessoal para o vigilante

Deixe um comentário