Início » Dicas Servnac » Dicas para manter sua casa segura contra escorpiões

Dicas para manter sua casa segura contra escorpiões

Escorpiões: Conheça os riscos, cuidados e medidas preventivas para proteger sua família

As condições climáticas úmidas e quentes trazem consigo um alerta que preocupa famílias em diversas regiões: o aumento dos acidentes com escorpiões. Durante esse intervalo, essas condições favorecem o aparecimento desses aracnídeos, que buscam refúgio em esgotos, entulhos e locais próximos a áreas com acúmulo de lixo.

Os escorpiões urbanos, como o escorpião-amarelo (tityus serrulatus) e o escorpião-amarelo-do-nordeste (tityus stigmurus), são os mais comuns. Ambas as espécies apresentam riscos à saúde, sendo essencial buscar atendimento médico imediato em caso de picada. A administração do soro antiescorpiônico, disponível nos hospitais do SUS, é crucial em casos mais graves.

A picada de escorpião pode causar dor imediata, formigamento, vermelhidão e suor no local. Crianças, mais vulneráveis, podem desenvolver sintomas graves, como tremores, náuseas e vômitos. Cerca de 87% dos acidentes são considerados leves, mas a administração do soro antiescorpiônico, disponível nos hospitais do SUS, é essencial nos casos mais severos.

O que causa o aparecimento de escorpiões?

Os escorpiões, aracnídeos que podem viver tanto em ambientes rurais quanto urbanos, encontram nos depósitos de entulhos, estruturas de jardins e locais com acesso à rede de esgoto condições ideais para sua presença. O desmatamento e o avanço das zonas urbanas sobre seus habitats, somados ao aquecimento global e à abundância de baratas, contribuem para o aumento da população de escorpiões nas cidades.

Quando aparece um escorpião tem mais?

A presença de um escorpião indica a possibilidade de outros na área. Algumas espécies, como o escorpião amarelo, reproduzem-se por partenogênese, permitindo que cada fêmea gere seus próprios filhotes. Se um escorpião é avistado em casa, uma busca completa é essencial, pois outros podem estar presentes.

Qual é o perigo de um escorpião?

Escorpiões são venenosos, e a picada, geralmente dolorosa, pode causar sintomas como náuseas, suor excessivo e até insuficiência cardíaca. O escorpião amarelo, em particular, possui veneno letal. A gravidade da picada reforça a importância de precauções e cuidados ao encontrar esses aracnídeos em casa.

O que fazer em caso de picada de escorpião?

Lavar o local da picada com água e sabão, não espremer o ferimento e procurar imediatamente um serviço de saúde, são medidas essenciais. Receitas caseiras não são recomendadas, e buscar ajuda profissional é crucial.

Como acabar com escorpião na sua casa?

Eliminar escorpiões exige cuidados especiais. Acionar a Secretaria da Saúde do município é a recomendação principal, pois equipes especializadas podem realizar ações para combater infestações. Se optar por lidar pessoalmente, precauções como usar roupas protetoras, buscar ajuda especializada e capturar os aracnídeos de forma segura são cruciais.

Dicas para prevenir o aparecimento de escorpiões e acidentes:

  • Reduzir a oferta de comida para escorpiões, eliminando baratas e insetos.
  • Evitar proporcionar esconderijos fáceis, mantendo o ambiente limpo e organizado.
  • Instalar telas de proteção nos ralos.
  • Manter caixas com tampa.
  • Use rolinhos para vedar a soleira da porta.
  • Examine bem os calçados antes de usá-los.

 

Para mais informações:

  • Fortaleza – CE
    Atendimento Toxicológico do IJF
    Telefone: (85) 3255-5050
    WhatsApp: (84) 98439-7494
  • Para outras regiões, procure o centro de saúde mais próximo.

Deixe um comentário