Início » Sem categoria » Importância de realizar manutenções periódicas no Ar-Condicionado.

Importância de realizar manutenções periódicas no Ar-Condicionado.

arcondicionado-manutencao

Saiba por que realizar a manutenção preventiva do ar-condicionado é importante!

Ao adquirir um aparelho de ar-condicionado é necessário que esteja informado que este, precisará de manutenções periódicas, assim como um carro, ele precisará de cuidados e manutenções adequadas para funcionar corretamente.

Para ficar mais claro o porquê da importância da manutenção, selecionamos 4 pontos:

1. Economia

economia-arcondicionado

Essa é uma das principais razões, um aparelho de ar-condicionado que está funcionando perfeitamente e de forma eficiente, significa uma conta de energia mais enxuta, além de futuras reparações que se não fizer manutenções preventivas, certamente irão aparecer, além de aumentar a vida útil do aparelho.

2. Mais Saúde

saude-arcondicionado

Um aparelho de ar-condicionado sujo pode ocasionar diversas doenças, como bronquites, gripes, alergias etc. Por isso a importância da limpeza correta do filtro pois um condicionador de ar sem a devida higienização é um terreno fértil para mofo e bactérias causando problemas no sistema respiratório. A higienização correta evita esse tipo de chateação além de deixar o ambiente fresco e saudável.

3. Conservação

Considerando o investimento que se faz em um aparelho de ar-condicionado, faz sentindo prezar pela vida útil da máquina, quanto mais a pessoa manter mais o aparelho será capaz de funcionar bem e fornecer refrigeração para o ambiente desejado, se seguir com manutenções periódicas um equipamento é capaz de funcionar bem ao longo de 10 anos

4. Eficiência

Um equipamento bem mantido certamente terá bem mais eficiência, pois a sujeira acumulada faz com que o sistema faça um esforço 20% maior para produzir a mesma quantidade de ar refrigerado que uma maquina com a manutenção em dia.
Inspeções e verificações de manutenção atualizadas precisam de menos reparos no decorrer da utilização e significa menos preocupação de que a unidade estrague rápido.

Estas são algumas razões obvias para manter a manutenção do seu aparelho em dia. Deixar as verificações agendadas e evitar problemas no seu aparelho, te ajudará a desfrutar do conforto proporcionado pelo condicionador de ar sem a preocupação de que ele falhe a qualquer momento, você não tenha mais custos e tenha um ambiente mais refrigerado e saudável.

A SERVNAC pode te ajudar nessa missão, CLICA AQUI e agende a manutenção preventiva do seu aparelho, lembramos que cumprimos todos os protocolos exigidos pelos órgãos competentes de saúde.

MAS COMO É FEITA A MANUTENÇÃO?

Citamos anteriormente alguns pontos importantes para realizar sempre a manutenção do ar – condicionado, mas como são feitas e que tipos de manutenção realizar e quais seus benefícios? Acompanhe:

1. Manutenção Corretiva

manutencao-corretiva-arcondicionado

É feita quando o aparelho apresenta algum tipo de problema ou desgastes e o procedimento é feito para restaurar, corrigir e recuperar a capacidade do ar-condicionado.

O ideal é que a manutenção corretiva aconteça o mais raro possível pois esse tipo de manutenção diminui o ciclo de vida do aparelho e o usuário ficará a mercê da sorte, podendo ter um ar – condicionado quebrado durante o período que o sistema é mais utilizado.
A prevenção é sempre a melhor saída, por isso a importância de realizar manutenções preventivas regularmente.

2. Manutenção Preventiva

manutencao-preventiva-arcondicionado

O melhor a se fazer é investir sempre em manutenções preventivas, pode parecer caro ter que gastar com manutenções do aparelho sem que esteja quebrado, mas sem dúvidas é o procedimento mais barato e garantido, pois tem o objetivo de corrigir pequenos defeitos antes que se manifestem e causem danos bem maiores.
Podemos dar exemplo do carro, não trocamos constantemente o óleo do motor, pastilhas de freio e outras peças antes que se desgastem e causem danos maiores (que podem se tornar graves) ao carro? Assim como outros equipamentos como computador, máquina de lavar etc? Então é o mesmo princípio para o aparelho condicionador.
A manutenção preventiva do ar-condicionado pode ser sempre programada, evitando assim que você seja pego de surpresa e os procedimentos aplicados podem evitar a maior parte dos defeitos, reduzindo muito as manutenções corretivas.
As manutenções preventivas garantem que o ar-condicionado permaneça funcionando corretamente e mantendo o nível de qualidade do ar.

É LEI!

Atualmente foi sancionada uma lei que obriga a manutenção dos sistemas do ar- condicionado em edifícios de uso coletivo em todo País. Espaços de uso público ou privado, como agências bancárias e shoppings, que já possuem equipamentos terão 180 dias para se adequar às normas. Já os que não tem, precisarão fazer a instalação sob o risco de atuação da ANVISA e a multa pode chegar a R$ 30.000

A lei exige que tenham um plano de manutenção e de operação para minimizar os riscos à saúde, pois os locais que tem grande circulação de pessoas tem incidência maior de poluentes. Então a intenção é evitar que a falta de limpeza cause doenças como pneumonia, rinites, asmas etc e ainda garantir a redução de riscos de incêndios. Além da ANVISA, os parâmetros também são regularizados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT.

MAS COMO ESCOLHER A EMPRESA OU PROFISSIONAL?


Depois de conhecer a importância das manutenções e os tipos é hora de partir para a escolha da empresa e/ou profissional que realizará o serviço, afinal isso também irá contar para o bom funcionamento do aparelho.
Separamos algumas dicas que acreditamos ser importantes para essa escolha:

  • Verifique o tempo da empresa ou profissional no mercado:
    Quanto mais experiência o fornecedor tiver, mais conhecimento ele terá sobre manutenção de ar – condicionado.
  • Verifique a experiência da empresa ou profissional no seu modelo de aparelho:
    Existem diversos modelos de aparelhos no mercado, e é óbvio que você deve preferir quem entenda as especificações do seu aparelho;
  • Procure por indicações e referências:
    Procure pesquisar se a empresa ou profissional possuem referências, com uma busca rápida no google você consegue informações de serviços da empresa ou se for um profissional, de onde já trabalhou e se existe algum tipo de reclamação.

Seguindo todas essas dicas, você certamente terá um aparelho eficiente, e em vez de vilão será um aliado para seu conforto térmico e principalmente para sua saúde.

Gostou das dicas? Se quiser colocá-las em prática entre em contato com nossos consultores, CLICANDO AQUI.

Deixe um comentário