Início » Serviços » Importância da Sanitização Contra o Coronavirus.

Importância da Sanitização Contra o Coronavirus.

sanitizacao servnac

Diante deste momento difícil que estamos enfrentando, e com o aumento constante de casos de Covid 19, viemos falar sobre a importância da higienização como medida de controlar o avanço do coronavírus e desta pandemia que completou 1 ano desde os primeiros casos.

O mundo todo está adotando medidas de proteção e controle, vamos colocar aqui, os tipos de limpeza, higienização, desinfecção bem como os produtos que são utilizados.

OS VÍRUS

Os vírus são compostos de material Genetico DNA ou RNA e são envoltos por uma cápsula deste material, são acelulares por tanto não são considerados seres vivos, logo não se pode matar um vírus como fazemos com uma bactéria, por exemplo. Eles precisam de uma célula para se reproduzirem, então eles entram em contato com a mucosa (célula hospedeira), onde fixam e multiplicam seu material genético.

COMO É A CONTAMINAÇÃO PELO CORONAVÍRUS?

Basicamente a contaminação ocorre quando a pessoa contaminada, fala, tosse ou espirra perto de um individuo saudável, neste momento as gotículas entram em contato com a mucosa nasal, bucal ou ocular e começam a se multiplicar deixando a outra pessoa infectada também. As gotículas também se fixam em superfícies que também podem contaminar.

A IMPORTÂNCIA DE HIGIENIZAR AS MÃOS

Como vimos, os vírus são protegidos por cápsulas de gordura. Água e são são as melhores armas contra o corona vírus e para que a lavagem das mãos seja eficiente, é necessário que  deixe o sabão agir por pelo menos 20 segundos para fazer bastante espuma. Na medida que o sabão dissolve a gordura do vírus ele perde sua força e se decompõe sozinho. Outro produto eficiente é o álcool 70% que também dissolve a gordura rapidamente;

E AS SUPERFICIES COMO PODEMOS FAZER?

Os Vírus não são seres vivos então ele não morre mas se desintegra por si próprio e para que isso aconteça é necessária uma ação que quebre essa capsula de gordura que envolve o vírus para que ele se decomponha, nesse momento entra a importância da  sanitização para desinfecção de ambientes.

VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE LIMPEZA, DESCONTAMINAÇÃO E DESINFECÇÃO?

Limpeza – O início de tudo

Antes de qualquer processo de descontaminação ou desinfecção é preciso ter a certeza da remoção das matérias orgânicas e outros resíduos que possam atrapalhar os processos seguintes. É durante a limpeza que ocorre a eliminação da sujidade e microrganismos presentes nas superfícies (chão, objetos e outras superfícies de contato).  Essas sujidades são removidas com água e sabão, juntamente com o auxílio de esfregões, esponjas, panos ou escovas. Pode ser feita manualmente ou com máquinas.

Descontaminação – Segundo passo

É processo que vem logo em seguida da limpeza e é comumente confundindo com desinfecção. A descontaminação, nada mais é do que a continuação da limpeza, visa tornar mais seguro o manuseio dos objetos, diminuindo o risco de contaminação. É um processo conhecido como uma ação preventiva de biossegurança.

Desinfecção – Necessária e eficaz

É nesse processo que ocorre a destruição na forma mais vegetativa de todos os micro-organismos. Pode ser de maneira química (uso de desinfetantes) ou física (radiações ultravioleta). Independente da forma escolhida é necessário preparo e cuidado para utilizar e manusear os produtos. O uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) se torna indispensável. Também é necessário fazer a devida checagem se o produto escolhido para a utilização possui registro na ANVISA.

COMO FUNCIONA A SANITIZAÇÃO DE AMBIENTES?

A sanitização de ambientes tornou-se extremamente necessário para viabilizar ambientes biologicamente seguros, principalmente em lugares de grande circulação de pessoas.

A sanitização é eficaz não só para combater os vírus mas também para bactérias e fungos. Trata-se de um processo de higienização que vai muito além de passar água sanitária.

O serviço envolve técnicas com nebulizadores e termonebulizadores de alta eficácia, associados aos melhores produtos de desinfecção para controles microbiológicos de alta duração.

A ação química dos produtos forma uma película protetora nas paredes do ambiente que ficam protegidos da proliferação destes microrganismos, e com pouco tempo da aplicação a área fica livre para a circulação, além disso o produto utilizado não é corrosivo ou inflamável e não deixa marca. O procedimento se baseia na limpeza, aplicação do produto químico e nebulização das superfícies e objetos.

AS ETAPAS DO PROCESSO:

  1. DIAGNOSTICO: os profissionais estudam a demanda, mapeiam e preparam e melhor estratégia;
  2. APLICAÇÃO: Com a estratégia em mãos os profissionais vão até o local para a aplicação do produto
  3. CERTIFICAÇÃO: Após o serviço emitimos certificado assinado pelo químico responsável.

BENEFICIOS DA SANITIZAÇÃO DE AMBIENTES E COMBATE AO CORONAVÍRUS.

Além da COVID 19, os vírus, fungos e bactérias podem causar inúmeras doenças, alergias e outras complicações ao organismo humano.

Há, o serviço de sanitização também contribui para a conservação de alimentos e objetos, pois também elimina mofo ou qualquer bactéria capaz de deteriorar.

OUTROS BENEFÍCIOS:

– Elimina 99,9%  dos fungos, vírus e bactérias nocivos aos seres humanos.

– Ajuda a prevenir os  sintomas das doenças respiratórias;

– Deixa o ambiente com o ar mais puro e leve.

–  Reduz a presença de micro organismos nocivos que provocam doenças.

– Evita infecção hospitalares

– Protege locais fechados com grande circulação de pessoas..

Entre outros..

A SERVNAC é especialista em SANITIZAÇÃO de ambientes. Para saber mais informações ou falar com um consultor é SÓ CLICAR AQUI

Marcações:

Deixe um comentário