Início » Sem categoria » Dia Mundial do Meio Ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente

meio ambiente

A RESTAURAÇÃO DO ECOSSISTEMA

Dia 5 de Junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Foi criado por ocasião da Conferência de Estocolmo, organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972 e que discutia o futuro ecológico do planeta. Este dia se torna importante também para estimular mudanças de atitudes e conscientizar globalmente a respeito do meio ambiente, é comemorado no mundo inteiro através de iniciativas individuais e coletivas de forma a causar impactos positivos no planeta.

Este ano, o Paquistão será o anfitrião global da data e o tema abordado será: A Restauração de Ecossistemas, que diz respeito à busca por condições que propiciem o reequilíbrio da natureza e a melhor qualidade de vida.

Segundo a ONU, “O ser humano, vivendo a sua natureza de ser social, usa, modifica, constrói e, infelizmente, destrói seu próprio ambiente. Por isso, ao se cuidar dos ecossistemas, protegendo e restaurando a natureza, resgata-se e garante-se e garante- se seus serviços essenciais, como a produção de água, a estabilidade climática, a fertilidade do solo e a riqueza da biodiversidade, elementos indispensáveis à sobrevivência dos povos”

A DÉCADA DECISIVA

Será lançado também a chamada década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas 2021 – 2030, com o objetivo de aumentar em grande escala a restauração dos ecossistemas degradados e destruídos para combater a crise climática, evitar a perda de cerca de um milhão de espécies e aumentar a segurança alimentar, o abastecimento de água e a subsistência.

Os Cientistas afirmam que os próximos dez anos serão definitivos na luta para evitar essa destruição.

Citamos 10 ações da década da ONU para essa restauração:

  • FORTALECER UM MOVIMENTO GLOBAL

Visa deter e reverter a degradação de bilhões de hectares de ecossistemas, de florestas exuberantes ameaçadas pelos incêndios a solos agrícolas tão erodidos que podem levar apenas mais alguns anos de colheitas. É uma tarefa complicada pela diversidade dos ecossistemas e pelas ameaças que enfrentam. Nenhuma entidade consegue conduzir isso sozinha. Assim, a década da ONU conecta e fortalece as ações de muitos. Grupos e indivíduos podem se informar sobre oportunidades de restauração em sua região, juntando-se a iniciativas já em andamento, ou iniciando suas próprias.

  • INVESTIR NA RESTAURAÇÃO

A Restauração requer recursos. As organizações que dirigem as atividades no terreno são frequentemente subfinanciadas e enfrentam insegurança financeira. Embora os benefícios da restauração superem em muito os custos, isso só pode acontecer com financiamento a longo prazo. Governos financiadores internacionais, agências de desenvolvimento, o setor privado e indivíduos terão que aumentar seu apoio.

  • INCENTIVOS CORRETOS.

A longo prazo, ecossistemas mais saudáveis podem produzir colheitas maiores, rendimentos mais seguros e um ambiente mais saudável. Mas cuidar da natureza também pode significar renunciar a alguns ganhos financeiros de práticas menos sustentáveis. Há maneiras de mudar isso, incentivando as atividades de restauração e reduzindo os subsídios que financiam práticas prejudiciais, na agricultura e nas indústrias pesqueiras, por exemplo.

  • CELEBRAR A LIDERANÇA

Nos últimos anos, temos testemunhado um impulso incrível em torno da restauração. As campanhas para plantar trilhões de árvores capturaram a imaginação de muitas comunidades. Os povos indígenas também têm atuado como defensores de seus ecossistemas por gerações. A Década da ONU celebrará a liderança e incentivará outros a se intensificarem.

  • MUDANÇA DE COMPORTAMENTO.

O desmatamento, o esgotamento dos estoques pesqueiros e a degradação dos solos agrícolas são todos causados pelos padrões de consumo global. A Década das Nações Unidas trabalhará com todos os parceiros para identificar e incentivar o consumo que seja favorável à restauração. Isto pode variar desde mudanças nas dietas até a promoção de produtos baseados em restauração.

  • INVESTIR EM PESQUISA

A restauração é complexa. As práticas que funcionam em um ecossistema podem ter impactos adversos em outro. Conforme o clima muda, surgem novas incertezas. Retomar a um estado anterior pode não ser desejável, pois temperaturas mais quentes ou chuvas torrenciais exigem plantas e culturas mais resistentes. O entendimento científico de como restaurar e adaptar os ecossistemas ainda está se desenvolvendo. São necessários investimentos consideráveis para identificar as melhores práticas para restaurar nosso planeta.

  • CONSTRUIR CAPACIDADE

Milhares de iniciativas de conservação e restauração já estão em andamento. A Década das Nações Unidades será alimentada por sua visão, conhecimento e dedicação. No entanto, os profissionais muitas vezes enfrentam barreiras que os impedem de levar seus projetos à escala. Outros setores críticos, como o financeiro, exigem mais dados e insights para tomar decisões informadas. A estratégia da ONU procura construir a capacidade dos grupos marginalizados que mais perdem com a destruição dos ecossistemas, tais como povos indígenas, mulheres e jovens, para assumires um papel ativo na restauração.

  • CELEBRAR UMA CULTURA DE RESTAURAÇÃO

O poder de reanimar nosso ambiente não reside apenas nos governos especialistas e profissionais. A Cura do planeta é um desafio cultural. A estratégia da ONU, portanto, convoca artistas, contadores de histórias, produtores, músicos e conectores a se unirem à #GeraçãoRestauração

  • CONSTRUIR A PRÓXIMA GERAÇÃO

A juventude e as gerações futuras são as mais afetadas pela rápida destruição atual dos ecossistemas – elas também são as que mais se beneficiam de uma economia de restauração. A estratégia da Década da ONU vincula o bem – estar da juventude e os objetivos da restauração. A educação para restauração transformará as crianças de hoje em embaixadores dos ecossistemas e fornecerá habilidades para empregos sustentáveis.

  • OUVIR E APRENDER

A restauração de ecossistemas não é uma tarefa fácil. Assim, o Programa das Nações Unidas para o Meio ambiente, no inicio deste ano, pesquisou conservacionistas, financiadores e o público em geral, num esforço para identificar barreiras à restauração e estimular a ação das bases.

CONFIRA A PESQUISA

ALGUMAS DICAS SIMPLES DE COMO AJUDAR A PRESERVAR O MEIO AMBIENTE E GARANTIR O FUTURO:

  • Cuide bem do seu lixo, recicle ou reaproveite tudo o que puder.
  • Nunca desperdice água e economize sempre.
  • Escolha eletrodomésticos que consumam pouca energia.
  • Não ligue lâmpadas durante o dia ou não deixe ligados enquanto não estiver no local.
  • Ajude a preservar as áreas verdes, plante árvores.
  • Evite utensílios de madeira, troque por produtos ecologicamente corretos.
  • Reduza o consumo de plásticos.

O Grupo Servnac apoia ações que apoiem a conscientização da preservação do meio ambiente! Temos que unir forças para levar essa mensagem a todos e cada um faça a sua parte pois é nossa obrigação deixar um mundo melhor e mais saudável para as próximas gerações!

Deixe um comentário